É importante cuidar da sua saúde e do seu bem-estar SEMPRE, mesmo quando faz as coisas que mais gosta!

Todas sentimos muito prazer quando estamos a fazer os nossos projectos. Para além de serem uma forma de expressão artística, estas actividades trazem grandes benefícios a quem as pratica, fazendo aumentar a concentração e reforçando a auto-estima, entre outros.

Assim, devemos adoptar boas posturas e comportamentos saudáveis para que as horas que dedicamos aos nossos trabalhos não nos tragam nenhum desconforto físico.

Alguns dos problemas físicos mais reportados por pessoas que praticam são:

  • dores de costas
  • dores de pescoço
  • problemas de visão
  • aumento do peso
  • síndrome do túnel cárpico

Vamos avaliar cada problema individualmente e tentar perceber de forma podemos minimizá-los.

 

DORES NAS COSTAS

Muitas vezes, enquanto estamos a fazer os nossos trabalhos, adquirimos más posturas e nem nos damos conta disso. É importante encontrar posições correctas e confortáveis para poder fazer os seus projectos de forma a evitar dores nas costas.

Para isso, deve:

  • escolher uma cadeira confortável, já que irá passar algumas horas sentada nela. Para além de ser confortável, deve ter também um bom apoio para as costas;
  • tente sentar-se o mais direita possível, apoiando bem as suas costas no encosto da cadeira;
  • mantenha os pés paralelos ao chão e os joelhos flectidos a 90 graus;
  • tanto quanto o possível, tente manter os braços junto ao tronco;
  • faça pequenas pausas e levante-se sempre que achar que deve fazê-lo.

 

DORES NO PESCOÇO

As dores de pescoço surgem, maioritariamente, por ficarmos muito tempo com a cabeça baixada a olhar para o trabalho que estamos a fazer. Com esta posição, criamos uma enorme tensão no pescoço que, muitas vezes, acaba por culminar em dor e desconforto.

Assim, sempre que está a fazer os seus trabalhos, faça pequenas pausas para:

  • fazer ligeiros movimentos com o seu pescoço, inclinando a cabeça ligeiramente para trás e para os lados;
  • fazer movimentos de rotação com os seus ombros.

 

PROBLEMAS DE VISÃO

Com a idade, é normal surgirem problemas de visão associados a um desgaste acumulado ao longo do tempo. Um destes problemas é a presbiopia, conhecida também por “vista cansada”, e caracteriza-se pelo enfraquecimento do mecanismo de focagem dentro do olho. É fácil, então, concluir que este problema pode ser potenciado se este mecanismo de focagem for “muito usado”, como acontece enquanto estamos a coser ou a bordar.

Assim, devemos ter sempre em atenção, quando fazemos este tipo de trabalhos de minúcia, o seguintes aspectos:

  • trabalhar em lugares com bastante luz (de preferência com luz directa a incidir sobre o trabalho);
  • parar o trabalho, com intervalos de 20 min, para focar outros objectos que a rodeiam e que estejam mais distantes;
  • tentar manter a visão a cerca de 40 cm do seu trabalho.

 

AUMENTO DE PESO

Apesar de todas adorarmos estas artes manuais, sabemos que são actividades um pouco sedentárias. E para somar a isto, muitas vezes enquanto fazemos um projecto e estamos absorvidas pelos nossos pensamentos e ideias, lá se vai um pacote in-tei-ri-nho de bolachas!!! E sem dar por isso!

Portanto, se passa muitas horas sentada com as suas agulhas, não se esqueça de caminhar diariamente pelo menos uma meia hora. Nem que seja para ir à padaria! É muito importante fazer algum tipo de actividade física diária para se manter saudável  e com mais energia.

 

SÍNDROME DO TÚNEL CÁRPICO

O síndrome do túnel cárpico é um problema que afecta maioritariamente as mulheres e pode ser provocado por uma série de factores diferentes mas, entre eles, está a actividade excessiva da mão. Se tiver uma propensão para vir a sofrer deste problema (pelo tipo de actividade profissional que tem, por motivos traumáticos ou outros), o movimento repetitivo deste tipo de actividades e a tensão exercida sobre o punho enquanto empunhamos uma agulha são um motivo suficiente para sentir um desconforto na mão (ex: formigueiro e fraqueza na mão).

Se sente algum desconforto no seu punho:

  • faça pequenas pausas no seu trabalho e faça movimentos ligeiros com as suas mão e dedos para libertar alguma da tensão exercida sobre o(s) seu(s) punho(s) (alongamento dos flexores do punho e dedos);
  • procure algumas opções de agulhas ergonómicas, disponíveis no mercado.

 

Em suma, na hora de sentar para trabalhar, tenha em consideração a cadeira, a postura, a luz e o tempo sem pausas.

Espero que estas dicas a possam ajudar a encontrar comportamentos saudáveis para que tenha sempre muita força e energia para imprimir no seus projectos.

Saúde – à nossa!!!