É importante cuidar da sua saúde e do seu bem-estar SEMPRE, mesmo quando faz as coisas que mais gosta!
Todas sentimos muito prazer quando estamos a fazer os nossos projectos. Para além de serem uma forma de expressão artística, estas actividades trazem grandes benefícios a quem as pratica, fazendo aumentar a concentração e reforçando a auto-estima, entre outros.
Assim, devemos adoptar boas posturas e comportamentos saudáveis para que as horas que dedicamos aos nossos trabalhos não nos tragam nenhum desconforto físico.
Alguns dos problemas físicos mais reportados por pessoas que praticam são:
- dores de costas
- dores de pescoço
- problemas de visão
- aumento do peso
- síndrome do túnel cárpico
Vamos avaliar cada problema individualmente e tentar perceber de forma podemos minimizá-los.
DORES NAS COSTAS
Muitas vezes, enquanto estamos a fazer os nossos trabalhos, adquirimos más posturas e nem nos damos conta disso. É importante encontrar posições correctas e confortáveis para poder fazer os seus projectos de forma a evitar dores nas costas.
Para isso, deve:
- escolher uma cadeira confortável, já que irá passar algumas horas sentada nela. Para além de ser confortável, deve ter também um bom apoio para as costas;
- tente sentar-se o mais direita possível, apoiando bem as suas costas no encosto da cadeira;
- mantenha os pés paralelos ao chão e os joelhos flectidos a 90 graus;
- tanto quanto o possível, tente manter os braços junto ao tronco;
- faça pequenas pausas e levante-se sempre que achar que deve fazê-lo.
DORES NO PESCOÇO
As dores de pescoço surgem, maioritariamente, por ficarmos muito tempo com a cabeça baixada a olhar para o trabalho que estamos a fazer. Com esta posição, criamos uma enorme tensão no pescoço que, muitas vezes, acaba por culminar em dor e desconforto.
Assim, sempre que está a fazer os seus trabalhos, faça pequenas pausas para:
- fazer ligeiros movimentos com o seu pescoço, inclinando a cabeça ligeiramente para trás e para os lados;
- fazer movimentos de rotação com os seus ombros.
PROBLEMAS DE VISÃO
Com a idade, é normal surgirem problemas de visão associados a um desgaste acumulado ao longo do tempo. Um destes problemas é a presbiopia, conhecida também por “vista cansada”, e caracteriza-se pelo enfraquecimento do mecanismo de focagem dentro do olho. É fácil, então, concluir que este problema pode ser potenciado se este mecanismo de focagem for “muito usado”, como acontece enquanto estamos a coser ou a bordar.
Assim, devemos ter sempre em atenção, quando fazemos este tipo de trabalhos de minúcia, o seguintes aspectos:
- trabalhar em lugares com bastante luz (de preferência com luz directa a incidir sobre o trabalho);
- parar o trabalho, com intervalos de 20 min, para focar outros objectos que a rodeiam e que estejam mais distantes;
- tentar manter a visão a cerca de 40 cm do seu trabalho.
AUMENTO DE PESO
Apesar de todas adorarmos estas artes manuais, sabemos que são actividades um pouco sedentárias. E para somar a isto, muitas vezes enquanto fazemos um projecto e estamos absorvidas pelos nossos pensamentos e ideias, lá se vai um pacote in-tei-ri-nho de bolachas!!! E sem dar por isso!
Portanto, se passa muitas horas sentada com as suas agulhas, não se esqueça de caminhar diariamente pelo menos uma meia hora. Nem que seja para ir à padaria! É muito importante fazer algum tipo de actividade física diária para se manter saudável e com mais energia.
SÍNDROME DO TÚNEL CÁRPICO
O síndrome do túnel cárpico é um problema que afecta maioritariamente as mulheres e pode ser provocado por uma série de factores diferentes mas, entre eles, está a actividade excessiva da mão. Se tiver uma propensão para vir a sofrer deste problema (pelo tipo de actividade profissional que tem, por motivos traumáticos ou outros), o movimento repetitivo deste tipo de actividades e a tensão exercida sobre o punho enquanto empunhamos uma agulha são um motivo suficiente para sentir um desconforto na mão (ex: formigueiro e fraqueza na mão).
Se sente algum desconforto no seu punho:
- faça pequenas pausas no seu trabalho e faça movimentos ligeiros com as suas mão e dedos para libertar alguma da tensão exercida sobre o(s) seu(s) punho(s) (alongamento dos flexores do punho e dedos);
- procure algumas opções de agulhas ergonómicas, disponíveis no mercado.
Em suma, na hora de sentar para trabalhar, tenha em consideração a cadeira, a postura, a luz e o tempo sem pausas.
Espero que estas dicas a possam ajudar a encontrar comportamentos saudáveis para que tenha sempre muita força e energia para imprimir no seus projectos.
Saúde – à nossa!!!
0 comentários