Olá a todos! Espero que este post vos encontre bem.
Hoje vou falar-vos de planned pooling no crochet. A principal ideia por trás desta técnica consiste em formular um padrão com recurso a um fio matizado que o permita.
Quando me deparei com esta técnica fiquei logo muito entusiasmada em experimentar e adquiri uns quantos fios para começar de imediato mas logo pude perceber que nem todos os fios matizados permitem pôr esta técnica em prática.
Para tal é necessário que as cores se repitam sempre na mesma sequência e que cada cor tenha sempre o mesmo comprimento ao longo do fio.
Exemplo de alguns fios que permitem fazer planned pooling crochet:
- Caron – Simply Soft Stripes
- Red Heart – Super Saver
- Ice Yarns – GumBall
- Katia – Magic Diamonds
- Nako – Lolipop
Existe um site especialmente desenhado para ajudar com a tarefa de criar o padrão que o fio permitir – plannedpooling.com – e caso entendam necessário, se encontrarem dificuldades em usar, podemos falar sobre ele com uma pequena descrição de como funciona.
O projecto de hoje foi construído com o fio Caron Simply Soft Stripes na cor Madison Avenue e para a margem usei o fio Caron Simply Soft na cor Pagoda. Cada novelo tinha 215 metros (141 gramas) e, para uma mantinha de 70×100 cm, um novelo permite fazer cerca de 22 carreiras (dependendo da sequência de cores).
Vamos começar?!
Para começar o seu trabalho, pode fazê-lo com a cor que escolher para a sua margem ou trabalhar com o fio matizado logo de início.
1. Assim, comece por fazer um cordão que tenha, pelo menos, 95 correntes (no caso, o cordão foi feito com a cor que viria a ser a margem da mantinha);
2. desbobine um pouco o novelo e descubra a primeira cor “inteira” (a cor que está na ponta do novelo pode já não servir para começar pois por já não estar completa pode ser mais difícil perceber onde é a sua metade);
4. com o cordão base feito, faça 3 correntes na última corrente do cordão (estas três correntes corresponderão ao primeiro ponto da sua carreira);
6. prossiga fazendo conjuntos de três pontos altos a cada duas correntes de intervalo;
8. na última corrente do cordão, faça apenas 1 ponto alto;
10. após voltar o seu trabalho, irá encontrar um espaço – deixado pelo intervalo entre cada três pontos altos da carreira anterior – e nesse primeiro espaço encontrado, faça 2 pontos altos (as 3 correntes anteriores contam como um ponto alto);
11. passe imediatamente para o espaço seguinte e neste trabalhe 3 pontos altos;
12. repita o ponto 11. até ao final da carreira;
14. de seguida faça 3 correntes e volte o trabalho;
15. faça 3 pontos altos no primeiro espaço encontrado, deixado pela carreira anterior e prossiga do mesmo modo até ao último espaço;
16. por fim, faça um ponto alto sobre o primeiro ponto alto da carreira anterior;
17. repita o trabalho entre os pontos 9. e 16. até obter o comprimento desejado ou até acabarem os 5 novelos.
OURELAS DA MANTINHA
Para finalizar a mantinha, e dar-lhe um aspecto mais enquadrado, decidi fazer uma margem numa cor contrastante mas que estivesse dentro da mesma paleta de cores.
Para o efeito, aproveitei os espaços entre pontos altos (na horizontal) e os espaços entre carreiras (na vertical) para fazer conjuntos de 3 pontos altos entre os mesmos (conforme o procedimento abaixo).
Poderão optar por fazer outro tipo de margem que gostem mais e explorar outras combinações de cores.
1. faça duas carreiras de conjuntos de 3 pontos altos entre os espaços horizontais e verticais;
2. na terceira carreira, comece por fazer um ponto baixo num dos espaços da segunda carreira e, de seguida, faça 3 correntes – repita até ao final da volta;
3. por fim, na quarta carreira, faça (nos espaços deixados pelas correntes da carreira anterior) 1 ponto baixo, seguido de 3 pontos altos e de novo 1 ponto baixo – repita até ao final da carreira.
Espero que também vocês tenham gostado e que se sintam inspiradas para fazer a vossa.
Se gostaram, partilhem e que nos deixem os vossos comentários.
Bom crochet!
Adorei. Vou tentar fazer.