UM INDIVIDUAL PARA DOIS

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direcção.” | Antoine de Saint-Exupéry

Torne a sua manhã mais doce e comece o dia sem pressas… Não, necessariamente, no dia dos namorados! Qualquer dia é um bom dia para celebrar o AMOR.

 

Aqui ficam os detalhes, passo-a-passo, para que possa também fazer o seu individual para dois, em crochet, em forma de coração.

MATERIAIS

  • trapilho
  • agulha de crochet (indicada para o trapilho que possui – usei uma agulha de 10 mm)

TÉCNICAS QUE PRECISA SABER

  • cordão
  • ponto raso
  • ponto baixo
  • ponto alto triplo

LAVAGEM

  • Lave a sua peça numa bacia com água fria, ou morna, e um pouco de sabão para lavar roupa à mão.
  • Depois de lavada, estenda-a sobre uma toalha e enrole-a juntamente com toalha, de modo a que a toalha absorva a maior parte da água.
  • Por fim, deixe-a a secar estendida sobre uma superfície plana (para que não fique deformada).

 

CORDÃO E CARREIRA 1

  1. Comece por fazer um cordão de 27 laços (12+3+12).
  2. Na extremidade deste cordão, acrescente mais 6 laços.
  3. Depois, faça 12 pontos altos triplos e deixe 3 laços do cordão por trabalhar.
  4. Continue com o mesmo ponto nos 12 laços seguintes do cordão.
  5. Por fim, quando chegar à outra extremidade, trabalhe mais um pequeno cordão de 6 laços e feche com um ponto raso no começo do cordão inicial.

 

CARREIRA 2

  1. Para começar a segunda carreira, comece por fazer um pequeno cordão de 5 laços e depois faça 11 pontos altos triplos nos laços seguintes.
  2. Quando chegar ao ponto em que se encontram os três laços não trabalhados, no cordão da carreira anterior, faça 2 pontos altos triplos+1 laço de cordão+2 pontos altos triplos.
  3. Prossiga com o ponto alto triplo nos laços seguintes, em torno da carreira anterior.
  4. Na extremidade da carreira anterior, onde deixou os 6 laços soltos, trabalhe 12 pontos triplos altos (mas sem ser nos laços do cordão e sim no “buraco” criado por este mesmo cordão).
  5. Continue a trabalhar pontos altos triplos na carreira anterior e, quando chegar ao ponto oposto ao “bico” do coração, deixe de trabalhar 3 laços (um de cada lado e o ponto de ligação).
  6. Prossiga com ponto alto triplo até ao final, repetindo os passos anteriores, e por fim una a carreira com um ponto raso.

 

CARREIRA 3

  1. Para começar a terceira carreira, comece por fazer um pequeno cordão de 5 laços e depois faça pontos altos triplos nos laços seguintes.
  2. Quando chegar ao “bico” do coração, faça 2 pontos altos triplos+1 laço de cordão+2 pontos altos triplos no laço que ficou por trabalhar na carreira anterior.
  3. Continue a trabalhar os pontos altos triplos sobre a carreira anterior.
  4. Quando chegar ao 9º laço dos 12 pontos trabalhados no cordão da extremidade da carreira anterior, trabalhe aí 3 pontos altos triplos juntos (um aumento); faça um ponto alto triplo no laço seguinte; volte a fazer 3 pontos altos triplos juntos no 11º laço.
  5. Continue a trabalhar pontos altos triplos e, quando chegar ao ponto oposto ao “bico” do coração, deixe de trabalhar 3 laços (um de cada lado + o ponto de ligação).
  6. Proceda do mesmo modo para a outra metade do coração e no final una a carreia com um ponto raso.

 

CARREIRAS 4 E 5

  1. Para começar a quarta carreira, comece por fazer um laço de cordão e trabalhe um ponto baixo sobre todos os pontos da cadeia anterior e no final una com um ponto raso.
  2. Para finalizar, trabalhe um ponto raso em todos os pontos da cadeia anterior e no final una com um ponto raso.
  3. No final, remate cortando cerca de 10 cm de trapilho e disfarce-o pela parte de trás do individual já terminado.

 

Para além do individual, os guardanapos também foram feitos manualmente. Aqui ficam as instruções para que também possa fazer os seus.

MATERIAIS

  • agulha de coser + alfinetes
  • um retalho de pano (aproxim. 35×35 cm)
  • tesoura
  • tinta para tecido + stencil + pincel
  • fita de viés

TÉCNICAS QUE PRECISA SABER

  • costura à mão ou à máquina (se tiver uma e preferir)
  • pintura no tecido

PASSOS

  1. Corte um quadrado de cerca de 35×35 cm de um tecido à sua escolha (estampado ou liso).
  2. Desenhe e corte um pedaço de papel com um motivo que goste e depois pinte-o no tecido, usando como stencil (pinte antes de colocar a fita pois se espalhar tinta ou fizer qualquer outro acidente, não terá que descoser a fita) e depois deixe secar.
  3. *Por fim, cosa a fita a toda a volta (à mão ou à máquina se possuir uma) pela parte mais interior desta.
    *Nota: para fazer estes guardanapos, antes de coser a fita fiz uma pequena bainha (aprox. 0,5 cm) a toda a volta do quadrado, com o objectivo de tornar a margem do guardanapo mais grossa. Só depois é que cosi a fita em cima. Mas, se preferirem podem aplicar a fita directamente sobre a margem do tecido.

Sejam felizes!!!