A aplicação de triângulos ou losangos depende sempre daquilo que pretende mas estas formas são muito usadas para fazer pequenas mantas ou elementos decorativos.
TRIÂNGULO
O triângulo em crochet, é feito de sucessivos aumentos na carreira, a partir de uma das suas pontas.
Procedimento:
1.Comece por fazer um cordão de 2 laços e faça 2 pontos baixos juntos (aumento) no primeiro laço deste cordão. Faça um laço de cordão “no ar” e volte o seu trabalho;
2.Já na segunda carreira, faça um ponto baixo sobre um dos pontos da carreira anterior e, de seguida, faça 2 pontos baixos juntos sobre o ponto baixo da carreira anterior. Faça um laço de cordão “no ar” e volte o seu trabalho;
3.Repita o passo anterior, conforme o esquema, trabalhando sempre 2 pontos baixos juntos sobre o último ponto baixo da carreira anterior, até chegar ao número de carreiras que deseja. Chegando a esse ponto, corte e remate o fio.
(*) – se deseja continuar para fazer um losango, não se esqueça de fazer o laço de cordão “no ar”, quando chegar ao fim das carreiras do triângulo.
Nota 1: o triângulo começa, habitualmente, por uma das pontas e não pela base porque se começasse pela base, as carreiras teriam um número limitado e ao começar por umas das pontas pode alargar o seu triângulo até onde desejar.
Nota 2: quanto mais grosso for o fio com que trabalhar o seu triângulo, maior este será e se na primeira carreira trabalhar mais do que dois pontos juntos, o seu triângulo será mais largo.
LOSANGO
O losango é apenas a continuação do triângulo mas na sua forma decrescente e, ao contrário do triângulo, é feito de sucessivas diminuições ao longo das carreiras.
Procedimento:
1.Faça o triângulo descrito anteriormente, até à sua última carreira e volte o seu trabalho (não esquecendo o laço de cordão “no ar”);
2.Já na carreira 1′, faça um ponto baixo sobre cada ponto da carreira anterior mas, os últimos dois pontos desta carreira têm que ser “fechados” juntos (diminuição), conforme o esquema. Faça um laço de cordão “no ar” e volte o seu trabalho;
3.Repita o passo anterior, conforme o esquema, “fechando” sempre 2 pontos baixos juntos sobre os últimos dois pontos baixos da carreira anterior, até chegar ao limite do número de carreiras decrescentes (que deverá ser o mesmo que o das carreiras crescentes). Corte e remate o fio.
Espero que tenham gostado deste tutorial e bom crochet para vocês!
0 comentários