TRIÂNGULOS & LOSANGOS DE CROCHET

Hoje venho falar-vos da forma triangular (simples) no crochet. Apesar de ser simples de fazer, existem algumas formas diferentes de se chegar a este resultado. Aqui vamos falar de uma delas.

A aplicação de triângulos ou losangos depende sempre daquilo que pretende mas estas formas são muito usadas para fazer pequenas mantas ou elementos decorativos.

TRIÂNGULO

O triângulo em crochet, é feito de sucessivos aumentos na carreira,  a partir de uma das suas pontas.

Procedimento:

  1. Comece por fazer um cordão de 2 laços e faça 2 pontos baixos juntos (aumento) no primeiro laço deste cordão. Faça um laço de cordão “no ar” e volte o seu trabalho;
  2. Já na segunda carreira, faça um ponto baixo sobre um dos pontos da carreira anterior e, de seguida, faça 2 pontos baixos juntos sobre o ponto baixo da carreira anterior. Faça um laço de cordão “no ar” e volte o seu trabalho;
  3. Repita o passo anterior, conforme o esquema, trabalhando sempre 2 pontos baixos juntos sobre o último ponto baixo da carreira anterior, até chegar ao número de carreiras que deseja. Chegando a esse ponto, corte e remate o fio.

(*) – se deseja continuar para fazer um losango, não se esqueça de fazer o laço de cordão “no ar”, quando chegar ao fim das carreiras do triângulo.

Nota 1: o triângulo começa, habitualmente, por uma das pontas e não pela base porque se começasse pela base, as carreiras teriam um número limitado e ao começar por umas das pontas pode alargar o seu triângulo até onde desejar.

Nota 2: quanto mais grosso for o fio com que trabalhar o seu triângulo, maior este será e se na primeira carreira trabalhar mais do que dois pontos juntos, o seu triângulo será mais largo.

 

LOSANGO

O losango é apenas a continuação do triângulo mas na sua forma decrescente e, ao contrário do triângulo, é feito de sucessivas diminuições ao longo das carreiras.

Procedimento:

  1. Faça o triângulo descrito anteriormente, até à sua última carreira e volte o seu trabalho (não esquecendo o laço de cordão “no ar”);
  2. Já na carreira 1′, faça um ponto baixo sobre cada ponto da carreira anterior mas, os últimos dois pontos desta carreira têm que ser “fechados” juntos (diminuição), conforme o esquema. Faça um laço de cordão “no ar” e volte o seu trabalho;
  3. Repita o passo anterior, conforme o esquema, “fechando” sempre 2 pontos baixos juntos sobre os últimos dois pontos baixos da carreira anterior, até chegar ao limite do número de carreiras decrescentes (que deverá ser o mesmo que o das carreiras crescentes). Corte e remate o fio.

 

Pode também fazer losangos trabalhando-os em dois triângulos de cores diferentes. Ou seja, comece por trabalhar uma cor nas carreiras crescentes e outra cor diferentes nas carreira decrescentes. Quando juntar os vários losangos para criar uma só peça, o efeito visual será diferente do mesmo criado por losangos da mesma cor.

Espero que tenham gostado deste tutorial e bom crochet para vocês!

Pub

Subscrever

Gostaria de receber todas as novidades no seu email?

A sua privacidade é muito importante para nós, os seus dados NUNCA serão facultados a terceiros.

Subscreveu a nossa newsletter com sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This