Muitas vezes queremos aumentar ou diminuir um ou mais pontos na nossa peça de crochet, para criar um determinado motivo ou simplesmente porque o trabalho assim o exige, como é comum em peças de vestuário.

AUMENTAR

Aumentar no crochet, significa trabalhar mais do que um ponto sobre o mesmo laço da carreira anterior e representa-se pelo símbolo “\/” (em forma de v).
Para isso (o processo é sempre o mesmo, independentemente do tipo de ponto escolhido), quando chegar ao momento do seu trabalho em que pretende fazer um aumento, basta trabalhar o pontos como normalmente faria mas sem avançar na carreira onde se encontra.

Exemplo: está a fazer um ponto alto e pretende aumentar um ponto a meio da carreira que está a executar.

Tem que trabalhar os dois pontos altos no mesmo laço seguinte (laço da carreira imediatamente abaixo, onde iria trabalhar apenas o laço seguinte).

DIMINUIR

Diminuir no crochet, significa trabalhar mais do que um ponto consecutivo, sem os terminar completamente, para depois os fechar num mesmo laço e representa-se pelo símbolo “/\” (em forma de v invertido). Para isso (e aqui também o processo é sempre o mesmo, independentemente do tipo de ponto escolhido), quando chegar ao momento do seu trabalho em que pretende fazer uma diminuição, basta trabalhar o pontos como normalmente faria mas sem os terminar completamente, para depois os “fechar” num só laço.

Exemplo: está a fazer um ponto alto e pretende diminuir um ponto a meio da carreira que está a executar.

Tem que trabalhar os dois pontos altos seguinte mas só até ao passo imediatamente antes de os terminar. Depois de o fazer, dê uma laçada na agulha e feche os pontos juntando-os no mesmo laço (passe o fio pelo interior dos três laços que ficaram na agulha).

AGRUPAR

Para agrupar pontos (representado pelo símbolo “()”) basta fazer um bocadinho destes dois processos. Ou seja, terá que trabalhar os pontos escolhidos no mesmo laço e fechá-los também num único laço.

[wpdreams_rpp id=0]

Gostaria de receber todas as novidades no seu email?

A sua privacidade é muito importante para nós, os seus dados NUNCA serão facultados a terceiros.

Subscreveu a nossa newsletter com sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This